Muitos beneficiários querem transferir INSS para outro banco por diversos motivos. Até mesmo uma mudança de endereço é um deles. Busca por taxas de juros mais baixas e melhores condições para empréstimos é outro motivo.

Assim, é importante que você saiba como transferir INSS para outro banco, caso precise solicitar a mudança por algum motivo.

Se você está precisando transferir INSS para outro banco, fique por aqui. Pois vamos explicar como alterar o lugar de pagamento do seu benefício previdenciário.

Como é feito o pagamento de benefícios do INSS

Primeiramente, é importante saber que depois que o segurado tiver seu benefício liberado pelo INSS, precisa esperar, mais ou menos, uns 15 dias para ter o primeiro pagamento realizado.

O lugar e data do pagamento podem ser consultados pela internet. Basta acessar o site Meu INSS e selecionar o serviço “Extrato de Pagamento”.

O pagamento do INSS é feito conforme o calendário pré-determinado pelo órgão, que consta a data de recebimento do benefício de acordo com o penúltimo número do benefício, aquele que vem antes do traço.

Este número pode ser encontrado no cartão de benefício, no extrato de pagamento, na carta de concessão e no extrato previdenciário (CNIS).

O calendário que é divulgado geralmente no final do ano anterior, divide os pagamentos entre pessoas que recebem até um salário mínimo e as que recebem mais de um salário mínimo.

Nesse sentido, aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS ficam sabendo quando poderão receber o pagamento, que pode ser feito em conta corrente/poupança ou através de cartão magnético.

É possível transferir INSS para outro banco?

Sim! É possível. E o pagamento pode ser transferido tanto para outro banco ou somente para outra agência.

Se você preferir mudar o pagamento apenas de agência, devido ao difícil acesso, por exemplo, precisa comparecer à sua agência de origem com cartão do benefício e os seus documentos em mãos para solicitar a mudança.

Agora, se houver necessidade de transferência de banco, o beneficiário deve ir à agência do novo banco e solicitar a transferência.

Ainda, esse pedido pode ser feito pela internet, por meio do portal Meu INSS. Neste caso não há a necessidade de apresentação de documentos autenticados, basta informar uma nova conta do titular.

Como transferir o benefício do INSS para outro banco?

Você tem opção de solicitar a transferência pessoalmente e também consegue realizar o pedido pelo site ou aplicativo Meu INSS. Veja abaixo o passo a passo:

1. Entre no site Meu INSS, clique em “Entrar com gov.com” e faça login com CPF e senha cadastrada;

2. Na página inicial, clique no menu, com os três tracinhos na horizontal;

3. Depois, escolha a opção “Agendamentos/Solicitações”;

4. Na barra de busca, digite “Alterar local” e selecione a opção “Alterar Local ou Forma de Pagamento”;

5. Na sequência, insira os dados da conta em que você deseja começar a receber o seu benefício;

6. Depois é só clicar em “Avançar”, ler as informações e finalizar sua solicitação.

Pronto! O pedido de transferência é efetuado e o você pode consultar o processo pelo site Meu INSS.

Para esclarecer suas dúvidas e consultar informações, você pode entrar em contato pelo telefone do INSS, no número 135.

Quais bancos aceitam portabilidade do INSS?

A portabilidade do benefício do INSS é um direito do segurado que permite transferir seu benefício de um banco para outro, sem que haja a necessidade de encerrar a conta antiga. Essa é uma maneira de conseguir melhores condições de pagamento e de taxas, além de ter acesso a outros benefícios oferecidos pelos bancos.

Atualmente, todos os bancos brasileiros que operam com contas-correntes podem receber portabilidade de benefício do INSS.

Lembrando que as condições e exigências podem variar de banco para banco, por isso é importante pesquisar bem antes de escolher qual instituição financeira irá receber a portabilidade do seu benefício do INSS.

Quanto tempo demora a portabilidade do INSS de um banco para outro?

Uma das dúvidas mais comuns dos beneficiários do INSS que desejam realizar a portabilidade é sobre quanto tempo leva para que ela seja concluída. De acordo com as normas estabelecidas pelo Banco Central do Brasil, o prazo máximo para a conclusão da portabilidade é de 5 dias úteis a partir da data de solicitação.

No entanto, é importante destacar que esse prazo pode variar de acordo com o processo de cada instituição financeira e com a quantidade de solicitações que estão sendo processadas no momento.

Além disso, é importante lembrar que esse prazo refere-se apenas à transferência do benefício do INSS para o novo banco. Caso seja necessário abrir uma nova conta corrente para receber o benefício, esse processo pode levar mais tempo, dependendo da análise de crédito e documentação exigida pelo banco.

Por isso, é recomendável iniciar o processo de portabilidade com antecedência e ficar atento ao prazo estipulado pela instituição financeira escolhida.

Cartão Benefício Tá na Mão para aposentados!

Como dissemos, transferir o INSS para outro banco pode trazer diversos benefícios, como a possibilidade de obter taxas de juros mais baixas e melhores condições de pagamento.

E agora que você já sabe como transferir INSS para outro banco, fique sabendo também que a Tá na Mão oferece um cartão benefício de crédito consignado exclusivo para aposentados e pensionistas do INSS.

Ele é capaz de melhorar sua vida financeira pois funciona como cartão de crédito consignado com função de compras e pagamento parcelado!

Não perca mais tempo, faça agora mesmo a transferência do seu INSS e solicite seu cartão de crédito consignado Tá na Mão.