Fazer compras online já faz parte dos hábitos de compra de boa parte das pessoas. Atualmente, esse tipo de compra representa boa parte das vendas no Brasil. Para termos uma ideia, foram registradas 194 milhões de vendas online em 2020. Mas, com tantos golpes e fraudes digitais, que também fazem parte da nossa realidade de hoje em dia, como saber qual site tem compra segura?

No ano passado, os casos de phishing: um tipo de golpe onde o fraudador convence a vítima a revelar seus dados, por meio de site falso, cresceram muito. No impulso de não querer perder uma oferta, a vítima insere suas informações pessoais sem nem saber se é um site de compra segura.

Segundo a CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), cerca de 12 milhões de brasileiros foram vítimas de crimes virtuais só em 2019, Por isso, é muito importante ter certeza que é um site de compra segura, na hora de comprar algo pela internet.

Como saber se uma loja online é um site de compra segura?

Verifique a segurança do site: Antes de comprar qualquer produto pela internet, dê uma boa pesquisada! Leia as avaliações e veja também o que estão dizendo no Reclame Aqui. Com isso, é possível ter uma ideia sobre a credibilidade da marca, bem como o atendimento ao cliente da empresa ou outros tipos de reclamações.

Preste atenção no cadeado e no endereço da página: Todo site de compra seguro faz uso da criptografia digital, ou seja, uma forma de desordenar a informação fornecida pelo comprador: nome, dados do cartão e etc. Nesse sentido, somente quem tem o código, também conhecido como “chave”, consegue decifrá-la. 

Páginas seguras, em geral, possuem http e https (HyperText Transfer Protocol Secure) e em alguns navegadores aparece um ícone de cadeado bem no começo do endereço do site. Essas informações ficam na barra de endereço à direita.

Verifique no site do Procon: O Procon-SP criou uma lista há quase 10 anos com mais de 500 sites não-confiáveis. Vale a pena fazer uma consulta por lá antes de fazer uma compra. A lista está sempre se atualizando!

Verifique no site da Axur: Também vale a pena verificar no site da Axur, uma empresa de monitoramento de ameaças digitais, que criou uma plataforma para ajudar a identificar sites fraudulentos. Basta acessar possoconfiar.com.br e inserir o link suspeito para analisar. O site usa inteligência artificial para descobrir a veracidade das lojas virtuais.

Abra em uma aba separada: Ao invés de clicar no link que você encontrou ou recebeu, digite o endereço oficial do site da loja direto no Google, em outra aba. Se for uma promoção, por exemplo, e ela for verdadeira, provavelmente ela vai estar no site oficial da loja, em um banner de promoção.

Cheque as informações da página: Desconfie se o site possui as informações desorganizadas, erros gramaticais e imagens com a resolução ruim e mal posicionadas. Veja, também, se a página possui espaço para reclamações e política de troca. Se o site tem ferramentas de comunicação direta entre consumidor e loja é mais confiável.

Baixe app de lojas oficiais:  Lojas oficiais exigem que os desenvolvedores sigam normas de qualidade e segurança. Mesmo não prevenindo 100% dos problemas, possuem sistemas de denúncia que ajudam a controlar o que está disponível por lá. Além disso, a fiscalização desses aplicativos é mais forte. Nesse sentido, apps falsos, de empresas ou organizações, geralmente são barrados.
Viu como é possível descobrir a loja online em que você pretende comprar é um site de compra segura? E se você é aposentado, pensionista ou servidor público e está precisando de crédito e quer solicitar pela internet, sem precisar sair de casa, em nosso site Tá na Mão Crédito você pode fazer um empréstimo 100% online e seguro, pois nosso site segue todas as diretrizes de segurança. Veja como é rápido e fácil!