Quer saber se tem alguma restrição no CPF? Hoje vamos te ensinar a consultar o seu CPF para saber se você está com o nome sujo ou com dívidas.
Segundo o SPC Brasil, Serviço de Proteção ao Crédito, cerca de 61,3 milhões de brasileiros sofreram restrição no CPF nos últimos 12 meses. Acontece que, em muitos casos, esses consumidores não têm ideia sobre a situação do seu CPF.
Por isso, para te ajudar a descobrir se o seu nome está entre esses 61,3 milhões, vamos te mostrar como consultar se você tem restrição no CPF.
O que significa restrição no CPF?
A restrição do CPF, geralmente, acontece quando o consumidor não paga uma dívida e, por isso, tem o seu nome/CPF inscrito nos órgãos de proteção ao crédito.
Nesse sentido, essas instituições são responsáveis por reunir informações financeiras de milhares de pessoas em um banco de dados.
Essas informações são repassadas para empresas e bancos, que podem analisar se há dívidas em atraso no seu nome ou se você é ou não um bom pagador.
Ou seja, se você não honrar com o pagamento, a empresa para qual você está devendo pode inscrever o seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito como uma forma de “pressão” para receber logo o pagamento.
Resumindo, você fica com o seu nome sujo e é considerado mau pagador pelo mercado.
Normalmente, o consumidor fica com restrição no CPF se não pagar suas dívidas.
Como a restrição no CPF pode te prejudicar?
Se você estiver com restrição no CPF, os prejuízos podem ser vários, veja abaixo.
- Você pode não conseguir fazer financiamentos, empréstimos, obter cheques e ter cartão de crédito negado;
- Seu score de crédito pode sofrer uma redução;
- Você pode ser impedido de comprar algo em alguma empresa caso ela queira consultar seu CPF
- Você pode ser cobrado por vias extrajudicial e judicial, podendo até ter suas contas e outros bens bloqueados.
Como consultar CPF
Saber se o seu CPF está com restrição não é um procedimento complicado.
É possível fazer essa consulta de maneira rápida e gratuita pela internet nos próprios sites dos órgãos de proteção ao crédito. Aqui no nosso site tem um artigo que ensina a consultar o nome no SPC, Serasa e SCPC. Clique aqui para aprender!
No Brasil, os principais órgãos de proteção ao crédito são esses:
- Serasa Experian;
- Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil);
- Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), gerido pela Boa Vista Serviços.
O Serasa e o SCPC disponibilizam a consulta gratuita do CPF em seus sites e também repassam informações financeiras dos consumidores para as empresas.
No caso do SPC, a consulta pode ser realizada se você efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 9,90.
Está com restrição no CPF e deseja quitar suas dívidas? Sabia que aqui no Tá na Mão, mesmo com restrição, você pode contar com empréstimo consignado. Sim! Se você é aposentado, pensionista do INSS ou assalariado e está com restrição, temos opções de empréstimo para o seu perfil. Entre em contato com nossos especialistas para saber mais!