Farmácia Popular é um programa do Governo Federal do Brasil. O objetivo deste programa é oferecer à população acesso a medicamentos que são usados no tratamento de doenças que atingem grande parte dos brasileiros, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Assistência Farmacêutica.

No dia 13 de abril de 2004, foi sancionada uma lei que permite a abertura de unidades próprias de Farmácia Popular em parceria com as secretarias de saúde. 

Na Farmácia Popular é possível encontrar cerca de 112 itens entre medicamentos e outros produtos que são distribuídos gratuitamente à população, com prescrição médica, claro.

 

Medicamentos gratuitos na Farmácia Popular

Confira abaixo uma lista com os remédios gratuitos disponibilizados na Farmácia Popular.

Eles são distribuídos para tratar hipertensão, mais conhecida como pressão alta, diabetes e asmas.

 

Como funciona a Farmácia Popular

É muito fácil aderir ao programa. Basta comparecer a uma unidade com documento oficial com foto e a receita médica ou odontológica do medicamento coberto pelo programa. Pronto! A partir desse cadastro, você já tem acesso a remédios gratuitos.

E o bom é que, em 2006, a lei se expandiu e algumas drogarias e farmácias particulares aderiram ao programa “Aqui Tem Farmácia Popular”. Então, você pode encontrar remédios com descontos em vários lugares.

Nessas redes particulares são disponibilizados medicamentos para hipertensão, diabetes e contraceptivos com até 90% a menos dos valores originais. Ou seja, o cliente paga até 10% do valor de referência estabelecido pelo Ministério da Saúde. Barato, né?

Para encontrar os locais com Farmácia Popular, é só entrar no site do Ministério da Saúde e buscar a mais próxima de você.

Além disso, em 2017, o Ministério da Saúde criou o aplicativo e-SAÚDE. Por lá é possível acessar várias informações vinculadas ao seu CPF e o uso de medicamentos. 

Você consegue ver os remédios adquiridos e o limite ainda disponível de acordo com o prazo da sua receita. Para acessar a plataforma é preciso fazer um cadastro com os dados do Cartão Nacional de Saúde, que é o número do SUS.

 

 Informações importantes

Como todo programa do governo, esse também tem algumas regrinhas. Por exemplo, só é possível usar a receita médica para conseguir fraldas geriátricas ou remédios se ela estiver no prazo de validade de até 180 dias. E um ano para anticoncepcionais. 

Na receita também tem detalhes que vão ser confirmados e incluídos no sistema na hora do atendimento na farmácia. Por isso, para que o paciente consiga entrar no programa Farmácia Popular na hora de comprar ou retirar algum item disponível pelo programa, os dados do médico e o nome completo do paciente devem estar no documento corretamente.

O programa do governo federal está disponível para todos os cidadãos, até para a população que não é de baixa renda. Então, quem não é atendido pelo SUS também pode aproveitar os benefícios do programa do governo federal por meio do Ministério da Saúde.
E, além dos medicamentos da Farmácia Popular, você que é aposentado ou pensionista do INSS também tem crédito liberado, ou seja, você pode ter uma ajuda para um tratamento médico ou o que mais precisar. Entre em contato com a equipe Tá na Mão e veja como podemos te ajudar com crédito consignado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *