Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somente no Brasil, 14,6% da população do país tem 60 anos ou mais, o que equivale a 30,3 milhões de pessoas. Esse levantamento é importante para refletirmos sobre a importância e a necessidade de cuidarmos da saúde da terceira idade . Nesse sentido, as atividades físicas para idosos são fundamentais.

Isso porque as atividades físicas para idosos ajudam a retardar o envelhecimento, manter a mente ativa e a saúde em dia, claro. Além disso, elas oferecem benefícios que ajudam no bem-estar geral, melhorando a saúde física, mental, e mantendo a autonomia em atividades do cotidiano. 

As atividades e exercícios para idosos também podem auxiliar no controle das mudanças no processo de envelhecimento.

Então, confira a seguir quais são as atividades físicas para idosos mais indicadas por especialistas.

6 atividades físicas para idosos 

Natação

Essa é uma das atividades físicas para idosos que proporciona benefícios relacionados à frequência cardíaca, função respiratória e aumento da mobilidade.

Além disso, também ajuda a evitar lesões de qualquer tipo, uma vez que os exercícios dentro da água oferecem menos risco.

Hidroginástica

A hidroginástica também contribui com fortalecimento muscular sem causar lesões, assim como na natação. Também ajuda a desenvolver o sistema cardiorrespiratório e melhorar a coordenação motora. Além disso, a atividade também é recomendada para quem sofre de artrose e osteoporose.

Caminhada

Fazendo caminhada diariamente, a pessoa garante o aumento do bem-estar e disposição. Nesse sentido, caminhar, mesmo que seja por alguns minutos no dia, já ajuda a gerar energia para os músculos, além de contribuir com a respiração e trabalhar a circulação.

Alongamento

Claro que o alongamento não poderia faltar na lista de atividades físicas para idosos. Isso porque são recomendados para melhorar a flexibilidade do corpo, o equilíbrio e também o controle das dores musculares. 

Os alongamentos podem ser feitos sozinhos, ou com ajuda de um profissional de educação física, a qualquer momento do dia ou no término de alguma atividade física. Esse tipo de exercício é recomendado principalmente para os idosos com pouca mobilidade física, ou seja, que apresentam alguma limitação para realizar atividades que exigem mais esforço.

Dança 

A dança também é uma atividade física super indicada para os idosos. Isso porque ela é capaz de diminuir bloqueios emocionais, manter a interação biopsicossocial, diminuir a hipertensão e combater sintomas da depressão.

Pilates

O pilates é considerado por especialistas uma das principais atividades físicas para idosos. Ela oferece inúmeros benefícios para quem a pratica, como por exemplo: alinhamento da postura e fortalecimento muscular, diminuição da pressão entre as articulações, uma vez que, no alongamento é utilizado o peso do próprio corpo. 

Além disso, o pilates também ajuda na prevenção de doenças como hipertensão arterial, diabetes e diminui o risco para obesidade.

É importante lembrar que, para que a prática desses exercícios seja benéfica para a saúde do idoso, é necessário o acompanhamento de um profissional. Por isso, antes de começar, realize uma avaliação para saber quais os tipos de atividades, intensidade, frequência e duração são as mais recomendadas para você.

Agora que você já sabe quais as atividades físicas para idosos são as mais indicadas por especialistas, fique sabendo também que, nós do Tá na Mão, somos especialistas em crédito consignado para aposentados, pensionistas e servidores federais. Aproveite esse crédito e comece a cuidar da sua saúde.