O alongamento para idosos deve “caminhar junto” com a prática de exercícios físicos. Os dois juntos são ótimos aliados para a saúde física e mental na terceira idade. Mas, se você também não tem o hábito de se exercitar, saiba que só o alongamento já traz grandes benefícios para a sua vida.
Depois da pandemia, o número de pessoas praticando exercícios dentro de casa aumentou. Ainda mais com as aulas guiadas por profissionais através da internet. A prática de exercício físico online virou uma tendência. Inclusive, o alongamento para idosos!
E você, pratica alguma atividade física? Não? Então, está na hora de começar! Nós separamos 5 tipos de alongamento para idoso indicados por profissionais da saúde para fazer em casa. Se você está na melhor idade e quer sair do sedentarismo, vem com a gente.
Benefícios do alongamento para todas as idades
Se feito regularmente, o alongamento pode gerar os benefícios abaixo:
- Diminuição de dor muscular;
- Alívio de tensões;
- Auxílio no desempenho físico e melhora da consciência corporal;
- Ativação da circulação sanguínea;
- Redução do estresse, ansiedade e depressão.
Benefícios do alongamento para a saúde do idoso:
Além de ser mais fácil de ser praticado, ele oferece as seguintes vantagens:
- Melhora a condição cardiorrespiratória;
- Melhora a flexibilidade e a diminuição das lesões musculares;
- Aumenta a longevidade.
5 tipos de alongamento para idosos para fazer em casa
Alongamento das panturrilhas
Tire os tornozelos do chão para esticá-los e estique também os músculos das panturrilhas. Para isso, realize esse exercício físico , por exemplo, em uma borda de degrau ou qualquer outra superfície na qual a ponta do pé fique apoiada e o restante suspenso.
Você também pode sentar no chão, esticar as pernas à frente e tentar pegar os pés com as mãos. Não precisa se preocupar em pegar. Leve as mãos até onde conseguir! Aos poucos, você vai ganhar mais flexibilidade.
Alongamento do quadríceps
Apoie-se em algo, como uma barra, em que você possa se segurar. Esse objeto deve estar, aproximadamente, na altura do quadril.
Após isso, segure um dos pés por trás, puxando-o para perto dos quadris, em direção aos glúteos.Repita com os dois pés!
Alongamento do peitoral
Apoie-se na parede, como se fosse abraçá-la. Depois, desprenda seu tronco da parede na direção contrária, esticando os braços e o peitoral.
Cuidado para não fazer força excessiva nos ombros e nos braços. Tudo deve ser feito de forma leve, mas é importante que você sinta o peitoral se alongando.
Alongamento dos ombros
Puxe um dos braços para o lado oposto do corpo, fazendo com que ele fique esticado. Com o outro braço, flexione-o para perto do corpo, exercendo uma pressão nele. Repita o movimento com o outro braço.
Alongamento da região posterior
Deite-se e levante uma das pernas. Eleve a perna até o máximo que conseguir. Você pode usar as mãos para auxiliar na elevação e ainda exercer uma pressão sobre a perna, alongando-a ainda mais.
Outra maneira de realizar esse exercício físico para idosos é estando de pé e tentando abaixar os braços, levando as mãos o mais próximo possível dos pés. Levante-se devagar para evitar tonturas!
Precisa de um personal trainer para te ajudar com o alongamento para idosos e está sem dinheiro? Conheça o nosso cartão de crédito consignado para aposentados, pensionistas e servidores públicos. Além da função para compras, você pode sacar em até 2 horas, com o pagamento parcelado. Além disso, as taxas de juros são menores que outros cartões e não tem valor de anuidade. Entre em contato conosco, clicando aqui.